HLPA



Nome Técnico: HLPA, Hidrolipoclasia aspirativa, Lipo-Light, Mini-Lipo
Partes do corpo: abdômen, flanco, dorso, cóccix, púbis, culote, interno de coxa, interno de joelho, queixo (papada), entre outras regiões do corpo. Idade recomendada: após a alolescência, quando o crescimento cessar.

Anestesia: local com sedação assistida, ou apenas local.

Duração do procedimento: em média 1 hora, dependendo da extensão do seguimento a ser lipoaspirado.

Permanência hospitalar: entre2 a horas.

Cicatriz: a cicatriz geralmente fica escondida numa prega natural, uma vez que a incisão é pequena, inferior a 0,5 cm de extensão. Pré-operatório: exames laboratoriais e de imagem; arquivo fotográfico.

Pós-operatório: cinta elástica modeladora por aproximadamente 45 dias, associado a drenagens linfáticas e acompanhamento nutricional. Tempo de recuperação: repouso por 1 a 2 dias, podendo retornar as atividades habituais em 3 a 5 dias.

Atividades físicas leves são liberadas a partir do primeiro mês, dependendo da região lipoaspirada. A Hidrolipoclasia Aspirativa é uma técnica de aspiração de gordura localizada, realizada sob efeito de anestesia local e/ ou anestesia local com sedação assistida, desenvolvida no final de 2.002 a partir de duas técnicas médicas consagradas: a hidrolipoclasia ultra-sônica (técnica italiana) e a lipoplastia (técnica francesa).

Neste método, realiza-se a infiltração de uma solução com anestésico na área a ser tratada, o que faz as células gordurosas “incharem”, ficando mais frágeis. Na sequencia, aplica-se um ultra-som estético potente (0,8 a 3,0 Mhz) que “quebra” as células gordurosas, deixando-as mais liquefeitas e passiveis de serem aspiradas com uma micro-canula (VIBROFIT ®).

Desta forma na HLPA o trauma cirúrgico é muito menor, proporcionando assim uma recuperação mais rápida e retorno precoce as atividades habituais. Cumpre lembrar que o retorno imediato as atividades profissionais depende da sensibilidade de cada pessoa.

A HLPA inicialmente foi desenvolvida para tratamento de pequenas áreas de gordura localizada, porém com a evolução da técnica, e associação da sedação assistida em alguns casos, áreas maiores de gordura localizada tornaram-se passiveis de serem tratadas através desta técnica.

A HLPA, ou hidrolipoclasia aspirativa é hoje, um dos procedimentos mais realizados em cirurgia plástica. Tal procedimento consiste na aspiração de depósitos de gordura localizada que desenvolvem-se em diversas regiões do organismo e que não cedem com dietas ou exercícios físicos regulares, contribuindo à aparência desproporcional do contorno corporal, além de causar problemas de ordem física e/ou psicológica.

É preferencialmente indicada para pacientes com peso relativamente normal, pele firme, bom tônus muscular e boa consistência do tecido celular subcutâneo. Nestes casos, a HLPA produz resultados gratificantes resgatando a harmonia do contorno corporal.

Cumpre lembrar, que não se trata de uma cura para a obesidade. A HLPA visa redução de medidas através da redução do volume de gordura corporal em áreas localizadas, e não a redução de peso corporal, uma vez que a maior mudança se dá na silhueta e não na balança (isso se deve ao pouco peso da gordura se comparada com outros tecidos corporais: ossos, músculos).

Sendo assim, os melhores resultados são obtidos nos pacientes que apresentam apenas gordura localizada. Cirurgias em áreas extensas e grandes volumes tem maior probabilidade de originar flacidez cutânea e, portanto, irregularidades.

Procedimentos de HLPA podem durar de 1 a 2 horas dependendo da extensão e técnica empregada.

Como toda cirurgia, o bom resultado esta na indicação precisa do procedimento, capacidade profissional do médico cirurgião plástico, infra-estrutura do local a ser realizado e cuidados pós-operatórios por parte da paciente.