• NOME TÉCNICO: Rinoplastia
  • REGIÃO DO CORPO: Nariz
  • INDICAÇÃO: Desproporção ou desarmonia entre o nariz e a face; nariz inestético
  • IDADE: A partir dos 15 anos
  • TIPO DE ANESTESIA: Local com sedação assistida (na grande maioria dos casos), ou anestesia geral
  • DURAÇÃO DA CIRURGIA: Em média 01 A 02 horas
  • PERMANÊNCIA HOSPITALAR: Curta, entre 04 A 06 horas
  • CICATIRZ: Não há cicatriz visível, com exceção da cirurgia em que se reduz os orifícios nasais
  • PRÉ OPERATÓRIO: Exames laboratoriais e de imagem; arquivo fotográfico
  • PÓS-OPERATÓRIO: Após a rinoplastia, o paciente fica com um curativo modelador a base de gesso ou plástico (aquaplast) por sete dias. Após este período o curativo passa a ser de fita adesiva por mais sete dias
  • TEMPO DE RECUPERAÇÃO: 10 A 15 dias

A rinoplastia busca o equilíbrio estético da face, sem deixar de lado o aspecto funcional do nariz. De nada adianta um nariz bonito se não combinar com o resto do rosto ou não funcionar satisfatoriamente.

Por situar-se no centro da face, o nariz é fundamental para a harmonia e beleza facial. Muitas vezes, a estrutura ou tamanho do nariz não são proporcionais aos demais traços do rosto. Os procedimentos de remodelagem nasal podem auxiliar na correção da aparência desproporcional do nariz, a largura das narinas ou o ângulo entre o nariz e o lábio superior. Alem disso, os procedimentos de remodelagem nasal podem ser realizados para corrigir um defeito congênito (de nascença) ou trauma nasal, assim como problemas respiratórios crônicos.

Para submeter-se à cirurgia plástica de nariz é necessário ter ao menos, quinze anos, idade a partir da qual o nariz está completamente desenvolvido.

Por ter estrutura complexa, o nariz apresenta grande variação entre raças e indivíduos. Cada tipo de nariz exige uma técnica diferente e específica. Desta forma, o medico cirurgião plástico deve expor ao paciente todas as possibilidades e orientá-lo sobre o tipo de nariz que ficaria mais harmônico em seu rosto, determinando assim em comum acordo com o paciente, o planejamento cirúrgico ideal, após cuidadoso estudo fotográfico de cada caso.

Qualquer alteração da forma ou tamanho implica em grande mudança na estética facial. O objetivo é fugir do chamado “nariz de cirurgia plástica”, tão artificial quanto facilmente identificável, e sim proporcionar um aspecto natural e harmônico.

É uma das cirurgias plásticas mais procuradas e não deixa cicatrizes ou sinais visíveis. As cirurgias plásticas mais comuns visam reduzir o tamanho do nariz, remodelar a ponta, remover o dorso nasal (corcova), ou corrigir o ângulo antiestético entre o nariz e o lábio superior.

O primeiro passo da cirurgia é de correção das deficiências funcionais do nariz, como desvio do septo e hipertrofia de cornetos (carne esponjosa). Só depois é que se iniciam as correções estéticas. De nada adianta um nariz bonito se não funcionar satisfatoriamente.

A anestesia pode ser local com sedação assistida, ou anestesia geral para os com correção de desvio septal a fim de se obter melhora na função respiratória.

O paciente deve permanecer com o molde plástico ou de gesso sobre o dorso nasal por aproximadamente uma semana. A cirurgia tem duração aproximada de 1 a 2 horas.