• Nome técnico: Blefaroplastia
  • Região do corpo: Pálpebras
  • Idade recomendada: a partir dos 35 anos
  • Anestesia: local com sedação assistida
  • Duração do procedimento: em média 01 a 02 horas
  • Permanência hospitalar: curta, entre 04 a 06 horas
  • Cicatriz: nenhuma cicatriz visível
  • Pré-operatório: exames laboratoriais e de imagem; arquivo fotográfico; exames oftalmológicos, se necessário
  • Pós-operatório: evitar movimentos bruscos com os olhos, mantendo os em repouso a fim de favorecer a cicatrização. Compressas com soro fisiológico gelado nos três primeiros dias
  • Tempo de recuperação: em média 7 dias

O objetivo da blefaroplastia é de retirar o excesso de pele e reduzir as bolsas de gordura nas pálpebras, tornando-as mais planas e lisas, restabelecendo a harmonia facial.

Com o passar do tempo, por volta dos 35 anos, às estruturas palpebrais tornam-se frouxas, propiciando um excesso de pele e protrusão das bolsas de gordura que ficam sob as pálpebras. Tais alterações podem ser evidenciadas pelas dobras da pele e abaulamento desta região, conferindo um aspecto facial de tristeza e cansaço ao paciente. Cumpre lembrar que outros fatores, além da idade, poderão favorecer o aparecimento destas alterações no território palpebral, a citar: predisposição genética, textura da pele, distúrbios da acuidade visual e ainda, problemas emocionais.

O efeito da cirurgia plástica das pálpebras é localizado (excesso de pele, gordura e flacidez muscular do território palpebral), e não proporciona o rejuvenescimento de todo o rosto. Isto somente será possível mediante a associação da blefaroplastia com outras técnicas, a citar: lifting facial ou ritidoplastia, cujo objetivo é eliminar as rugas através de abordagem cirúrgica, ou ainda, a aplicação de toxina botulínica, peeling, laser e preenchimentos faciais.

Sendo assim, durante a consulta médica o cirurgião plástico, através de uma analise profunda, determinara um planejamento cirúrgico, em comum acordo com o paciente, a fim de esclarecer os setores que possam se beneficiar com o procedimento indicado.

Na blefaroplastia, as cicatrizes são praticamente invisíveis, ficando escondidas entre os sulcos naturais da pele. Durante a recuperação podem ser disfarçadas por maquiagem. Neste procedimento, com duração aproximada de 01 a 02 horas e realizado sob anestesia local com sedação assistida, o cirurgião plástico retira a quantidade necessária de pele, em forma de elipse, das pálpebras superiores e as bolsas de gordura que se formam tanto nas pálpebras superiores quanto inferiores (em geral, duas na parte superior e três na parte inferior). A localização e a forma da incisão elíptica podem variar em relação ao canto dos olhos, de acordo com o objetivo do cirurgião plástico. A quantidade de pele retirada varia de paciente para paciente, mas é sempre maior nas pálpebras superiores.